A deputada estadual Iracema Vale (PSB) assumiu seu segundo mandato de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã deste sábado (1º), com a presença de autoridades do poder judiciário, político, representantes do tribunal de contas, ministério público, os membros do poder legislativo, e os parlamentares da casa.
Em seu discurso, Iracema Vale destacou a importância histórica da presença feminina na política do Maranhão, lembrando que, após quase 190 anos de existência da Assembleia Legislativa, ela se tornou a primeira mulher a presidir pela segunda vez a Casa Parlamentar. A presidente ressaltou a luta da mulher para conquistar seu espaço na política, mencionando que, ao longo da história do Legislativo Estadual, apenas cerca de 50 mulheres foram eleitas deputadas estaduais, enquanto mais de 500 homens ocuparam o cargo.
“Ser a primeira mulher a presidir a Assembleia pela segunda vez é um marco significativo, não apenas para mim, mas para todas as mulheres. Nossa presença aqui é resultado de muito esforço e trabalho para que possamos ocupar mais espaços na política”, afirmou Vale.
Agência Assembleia
A deputada Iracema Vale reafirmou seu compromisso com a democracia, o diálogo e a igualdade de gênero, em seu discurso de posse como presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, para o biênio 2025/2027. realizado durante solenidade neste sábado, 1º de fevereiro, no Plenário Nagib Haickel. A parlamentar também destacou a importância da transparência e da proximidade com o povo maranhense para a efetivação de uma gestão democrática e visando ao bem-estar de todos.
“Hoje, a emoção se mistura com a responsabilidade. Assumir, mais uma vez, a missão de conduzir esta Casa é reafirmar meu compromisso com um Parlamento forte e próximo da nossa gente”, disse Iracema Vale.
Dputada Drª- Vivianne é empossada procuradora da Mulher na Assembléia Legislativa do Maranhão
A chefe do Legislativo maranhense destacou ainda a responsabilidade de liderar um Parlamento que completará 190 anos em 2025, celebrando a trajetória de mulheres pioneiras que desafiaram as barreiras de uma sociedade predominantemente masculina. Entre elas, lembrou Zuleide Bogéa, eleita primeira deputada estadual do Maranhão, em 1934 .
“Se hoje ainda enfrentamos violência política de gênero, imaginem naquela época. Quão árdua deve ter sido sua jornada e o quanto precisou lutar para provar que lugar de mulher também é aqui”, refletiu.