RIO –O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quinta-feira, 16, mais uma vez, devolver o passaporte do ex-chefe do Executivo e não autorizou a viagem dele para a cerimônia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não estará presente e será representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência.
Moraes ressaltou que há possibilidade de “tentativa de evasão” de Bolsonaro “para se furtar à aplicação da lei penal”. Moraes destacou inclusive que Bolsonaro vem defendendo a fuga do País e o asilo no exterior para os diversos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro.
Já Lula não comparecerá ao evento porque os Estados Unidos não costumam receber líderes de governos em posses presidenciais. Por exemplo, na posse de Barack Obama, em 2009, nenhum presidente de país estrangeiro foi convidado. Os convites são direcionados aos embaixadores.
O ESTADÃO