O governador Carlos Brandão recebeu na última quinta-feira (7) membros das delegações brasileira e argentina de beach soccer. As duas seleções protagonizam neste sábado (9) a primeira disputa do projeto Paradise Beach Soccer, que prevê a realização de clássicos mundiais do futebol de areia, como Brasil x Argentina, em locais paradisíacos. Para estreia da iniciativa foi escolhido o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
“Sabemos que a região do Munim e dos Lençóis possuem muita aptidão para o beach soccer, e estamos atrás de novos talentos, incentivando esse esporte. Por isso vamos fazer um grande evento esportivo no município de Santo Amaro. E a gestão estadual vai construir várias areninhas para a região dos Lençóis e do Munim. Com certeza vamos descobrir mais talentos e o beach soccer vai se destacar no Maranhão e no Brasil”, destacou o governador.
Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes, aliar esporte e conservação do meio ambiente é uma grande iniciativa. Ele ressaltou que o Estado está empenhado na promoção do bem-estar dos maranhenses, o que contempla o incentivo ao esporte, as ações de preservação do meio ambiente e a divulgação dos destinos maranhenses, presentes no projeto desenvolvido pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB).
“Teremos esse grande evento que acontecerá sábado em Santo Amaro, às 16h, e que conta com o apoio do Governo do Estado através da Emap e da Sedel. O governador está sempre abraçando essa causa do beach soccer, pois aqui é um celeiro e sabemos do potencial que o estado tem. Aqui, já foram descobertos vários talentos, e hoje na seleção temos representantes do Maranhão, como o Bobô e o Datinha. Além disso, esse evento do beach soccer levará as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses para o mundo”, observou.
O gerente de Beach Soccer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Eurico Pacífico, informou que o cenário proporcionado pelos Lençóis Maranhenses é único. Como maranhense, ele declarou que se sente orgulhoso do projeto começar no estado.
“Eu queria dizer o quanto que é importante o projeto Paradise que está sendo realizado pela Confederação Brasileira de Beach Soccer, juntamente com a CBF, e vai ficar marcado para a história do esporte maranhense. Além da questão esportiva, envolve turismo e meio ambiente. Poder realizar esse evento no meu estado me deixa profundamente feliz”, afirmou.
O presidente da delegação da Argentina, Fabian teplitzky, contou que a visita ao estado está sendo muito agradável e que a partida nos Lençóis Maranhenses promete ser incrível. Ele parabenizou o governo maranhense pelo apoio ao esporte.
“Toda a seleção Argentina está feliz como foi recebida. É uma viagem muito linda e estamos passando muito bem. A hospitalidade é perfeita e meu amigo Eurico se comportou de forma maravilhosa. Estamos felizes que o governador nos receba aqui e esperamos que no futuro tudo isso possa se repetir, porque é bom para o beach soccer e muito importante para o beach soccer continuar aparecendo e crescendo”, relatou.
Lucas Medero, jogador da Seleção Argentina de Beach Soccer, que já jogou pelo Sampaio Corrêa na Supercopa do Brasil de Beach Soccer 2024, descreveu com entusiasmo o retorno ao estado.
“Viemos a este encontro com a seleção brasileira e estamos mais que agradecidos e, também, por abrir portas com o governo. Queremos conhecer os Lençóis Maranhenses porque já assistimos vários vídeos e é um lugar muito lindo”, contou.
Prata da casa
A comitiva que visitou o Palácio dos Leões nesta quinta-feira também contou com a presença de duas estrelas do beach soccer bem conhecidas pelos torcedores maranhenses: Datinha e Bobô, que integram a seleção brasileira.
Bobô conquistou a Bola de Ouro pelo desempenho na Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA realizada em Dubai. “Conquistamos o hexacampeonato e fui privilegiado como o melhor goleiro. Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao secretário Naldir Lopes pelo trabalho que estão fazendo no Maranhão pelo incentivo ao esporte, e isso nos motiva muito”, disse.
O jogador Datinha, capitão da Seleção Brasileira de Beach Soccer, também agradeceu pelo incentivo da gestão estadual. “É importante estar aqui no Palácio dos Leões nessa visita com o governador Carlos Brandão e agradecer por todo apoio dado ao beach soccer maranhense. É muito importante esse apoio do governo, especialmente para os profissionais de alto nível”, comentou.
Sobre o Paradise Beach Soccer
O Paradise Beach Soccer conta com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Sedel e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). É uma realização da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) e da Federação Maranhense de Beach Soccer, com apoio do Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Instituto Chico Mendes (ICM Bio), United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC), Prefeitura de Santo Amaro, Recanto das Águas, Rosettur, Compensei, Innovaeco, Grupo Mirante, Beach Soccer Worldwide e Cazé TV.