Uma suposta manipulação de pesquisa eleitoral movimentou a cidade de Caxias nos últimos dias, mas o que nem a população, nem os debatedores profissionais sabem é o que está por trás de toda essa história.
Antes de tudo é preciso afirmar que a empresa Agilize Marketing e Assessoria não manipulou pesquisa alguma. A Organização é especialista em levantamentos internos e monitora diversas cidades do Maranhão, do Piauí e do Ceará, sendo fonte confiável de figuras politicas conhecidas. O trabalho da Agilize é identificar a situação, entregar para o (a) candidato (a) e apresentar possíveis soluções.
Mas vamos ao que interessa, por tópicos!
O GOLPE NO PRÓPRIO CHEFE!
* Um conhecido Instituto de Pesquisas do Maranhão, chefiado por figuras também conhecidas e com trâmite no grupo liderado por Fábio Gentil, havia sido contratado para realizar o monitoramento da situação eleitoral em Caxias. A empresa vinha a vários meses realizando o trabalho e entregando a Gentil o que seria o “cenário real”. Em todos os levantamentos “previstos” pela dita empresa, Paulo Marinho Júnior despontava com uma pequena vantagem, sobre o candidato da situação.
A PRESSÃO NO CHEFE
* Em razão dos números não animadores, Gentil era pressionado a tomar providências que eram de interesse de pessoas ligadas ao Instituto responsável por “prever” a decisão do eleitor.
O COMEÇO DA QUEDA
* O problema, meu amigo, é que sem o conhecimento de Fábio Gentil, uma segunda empresa que estava totalmente fora das discussões caxienses foi contratada para agilizar um trabalho que pudesse confirmar se aquilo tudo que estava sendo entregue era verdadeiro. Então é aí que vem o negócio…
* A segunda empresa, aceitou o trabalho de levantamento interno sob a condição da pesquisa ser registrada, o que torna pública a presença da empresa na região (bem intencionada, a empresa realizou o registro previamente).
A TENTATIVA DE MANTER O GOLPE CONTRA FÁBIO
* Foi aí que a coisa começou! Os envolvidos no esquema para enganar Gentil entregando números fora da realidade que desfavoreciam Gentil Neto tomaram conhecimento da contratação e entraram em desespero, pois a partir dali, o chefe teria acesso aos números reais e o golpe cairia por terra. Afinal, com Gentil Neto melhor em campo, muitos gastos poderiam não ser necessários e chefe tranquilo é bicho “mão de vaca”.
A CAMPANHA NEGATIVA MAL INTENCIONADA
* Então, o pequeno grupo logo tratou de promover uma grande campanha na internet para criar a sensação de que o levantamento da segunda empresa seria manipulado. Tudo com o objetivo de gerar um descrédito para a empresa e, assim, evitar problemas com Gentil e até mesmo a queda do contrato de monitoramento firmado na cidade (o que é apenas parte do faturamento financeiro nessa história toda).
O ÁUDIO
* Um áudio manipulado foi produzido, ocultando, inclusive, uma segunda pessoa que estaria envolvida em todo o esquema. A armação foi tão orquestrada, que posicionaram um terceiro envolvido para garantir, também, que tudo fosse filmado. Pura armação! O “boi de piranha” do áudio não sabia nem quem tinha contratado a empresa, foi usado pelos golpistas do patrão e caiu feito um patinho! Aliás, o áudio plantado do “mané” sem qualquer conhecimento sobre a pesquisa foi a cereja do bolo para o show de Fake News propagado na internet.
* Com isso, o circo foi armado e, claro, a oposição pegou uma bela carona. No meio dessa história toda, nomes já foram identificados, mas isso pode ser assunto para outro momento. O fato é que, agora, já se sabe pelos bastidores a realidade no município. Só falta a informação chegar na ponta!
OS ANALISTAS
* Mas, antes de encerrar, é preciso registrar que até o ponto final desse texto ainda tinha marqueteiro metido a sabido achando que tava entendendo alguma coisa nessa jogada toda.
Aguarde os próximos capítulos.