ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA

Publicidade

Ala governista e Brandão lança pré-candidatura de Duarte Júnior à prefeito de São Luís

 

Duarte Jr. é lançado entre Eliziane Gama, Carlos Brandão, Karem Barros (esposa) e Felipe Camarão

O deputado federal Duarte Jr. é, agora formalmente, o pré-candidato do PSB e da aliança governista à Prefeitura de São Luís, assumindo a condição de principal oponente do prefeito Eduardo Braide (PSD), que busca a reeleição. Avalizado pelo governador Carlos Brandão (PSB) e pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), que será o coordenador da campanha, o lançamento da pré-candidatura aconteceu na noite de segunda-feira (1), no Ximenes Eventos, no Turú. O evento reuniu líderes da Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB/PV), da Federação PSDB/Cidadania, PP, Podemos, PRD e o aval de parte do MDB e também de parte do PSD, representada pela senadora Eliziane Gama, que declararam apoio firme à pré-candidatura e à candidatura propriamente dita do candidato socialista.

“Somando forças com o Governo do Maranhão e o Governo Federal, temos todas as condições para fazer nossa cidade avançar, garantindo mais direitos, mais respeito e mais resultados para o povo de São Luís”, declarou Duarte Jr., dando o tom e o mote que deve usar ao longo da corrida às urnas. A presença do governador Carlos Brandão consolidou o lastro político que o parlamentar do PSB precisava para iniciar a sua pré-campanha motivado pela mobilização da sua base de apoio.

Após o ato de lançamento, o pré-candidato do PSB à Prefeitura de São Luís foi dormir com dois sentimentos em choque. O primeiro é a tranquilidade de ter o aval do governador Carlos Brandão, de ter sua campanha coordenada pelo vice-governador Felipe Camarão e de ter o apoio dos partidos que formam a aliança governista, garantindo assim o suporte partidário que precisava. E o segundo é o desafio que, à frente dessa megaestrutura ele tenha poder suficiente para seduzir a maioria do eleitorado no enfrentamento de um adversário poderoso e influente como o prefeito Eduardo Braide.

Ao reunir todo o cacife da aliança partidária governista em São Luís, o agora pré-candidato Duarte Jr. recebe sobre os ombros a tarefa de transformar esse cacife em dividendos eleitorais. Para isso, terá de montar estratégias as mais diversas para virar o jogo e alcançar a liderança da corrida, que segundo as últimas pesquisas, divulgadas meses atrás, está com o prefeito-candidato à reeleição. Esse cenário será conhecido em pouco tempo, quando novas pesquisas sobre a corrida à prefeitura de São Luís chegarão ao conhecimento do público.

O lançamento da pré-candidatura de Duarte Jr. mostrou que esse projeto é uma prioridade na base governista, a começar pelo fato de que interessa à direção nacional do PSB e ao Palácio do Planalto. A importância desse projeto pode ser medida também pelo fato de que o vice-governador Felipe Camarão se afastou temporariamente do comando da Secretaria de Estado da Educação para ser o coordenador da campanha. Ao aceitar a tarefa hercúlea, Felipe Camarão, que é um quadro que costuma conquistar resultados, assumiu o desafio de viabilizar a pré-candidatura, de modo a que Duarte Jr. chegue às convenções como um candidato com chances reais de vencer a eleição. “Essa campanha não é mais de Duarte Jr. é de São Luís”, declarou o vice-governador.

Um dos pontos altos da festa de lançamento foi a fala do presidente regional do MDB, Marcus Brandão, que mesmo tendo o comando municipal do partido declarado apoio ao prefeito Eduardo Braide, garantiu que o MDB vai ser mobilizado para apoiar a candidatura de Duarte Jr.. O chefe emedebista ratificou o apoio informal do partido ao pré-candidato socialista fazendo ácidas críticas ao prefeito de São Luís. Outras vozes ampliaram as manifestações de apoio ao pré-candidato do PSB.

O fato concreto é que o deputado federal Duarte Jr. é o pré-candidato do Palácio dos Leões e do Palácio do Planalto à Prefeitura de São Luís, abrindo sua pré-campanha com o suporte que ele precisava para deslanchar. O futuro do seu projeto, portanto, está na sua capacidade de usar esse suporte.

Por Ribamar Corrêa 

Postar um comentário

0 Comentários