ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA

Publicidade

Brandão reúne lideranças governistas, desfaz factoides e reafirma total apoio à pré-candidatura de Duarte Jr prefeito de São Luís

Entre Iracema Vale e Eliziane Gama, Carlos Brandão reafirmou apoio total à candidatura de Duarte Jr. para a Prefeitura de São Luís

A aliança partidária liderada pelo governador Carlos Brandão (PSB) está consolidada e não corre qualquer risco, pelo menos por enquanto. Diante da forte onda de boatos e de especulações que surgiu durante a visita do presidente Lula da Silva (PT) a São Luís na semana que passou, dando conta de sinais de afastamento de alguns segmentos do grupo, o governador reuniu ontem os líderes do PSB, PT, PCdoB, PV, PP, PSDB, PRD, Cidadania, União Brasil, MDB e PSD. Na conversa, ocorrida na residência do deputado estadual Antônio Pereira (PSB), o governador reafirmou o compromisso com a aliança partidária e o apoio total à candidatura do deputado federal Duarte Jr. (PSB) à Prefeitura de São Luís. Além disso, estimulou os partidos na corrida às prefeituras de todo o estado.

Durante e depois da visita do presidente Lula da Silva a São Luís, alguns gestos e declarações assanharam os nichos de especulação de as centrais de boato, que não perderam tempo e produziram alguns factoides, sendo o principal deles o de que o governador Carlos Brandão estaria desinteressado em relação à disputa à Prefeitura de São Luís, afetando a pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr. – que participou da reunião. Outro foi a de que a menção feita no seu discurso em relação à presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), seria um indicativo de que estaria propenso a permanecer no cargo até o final do mandato, abrindo mão de disputar o Senador para apoiar um candidato por ele escolhido, no caso a própria parlamentar.

Com a presença do próprio Duarte Jr., do vice-governador Felipe Camarão (PT) e da deputada-presidente Iracema Vale, a reunião foi anunciada como uma conversa para ajustar a atuação dos partidos e aliados na pré-campanha para as eleições municipais em todo o estado. Mas o foco central foi mesmo a pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr., que de acordo com última pesquisa, permanece em segundo lugar, atrás do prefeito Eduardo Braide (PSD), que lidera a corrida em todos os cenários. Na conversa com os líderes partidários, o governador Carlos Brandão pediu-lhes o máximo de empenho no apoio à pré-candidatura de Duarte Jr., obtendo deles o compromisso de sair a campo na busca do eleitorado ludovicense.

Nas suas falas, o governador Carlos Brandão tem dito e repetido que o projeto político que lidera envolve todos os partidos, reafirmando que as eleições de 2026 só serão tratadas quando chegar o momento adequado, depois das eleições municipais. No momento, a prioridade e a eleição do maior número possível de prefeitos e vereadores em todas as regiões do estado. Em relação a São Luís, o deputado Duarte Jr. está consolidado como candidato do grupo, e na avaliação dos presentes, ele tem condições de virar o jogo e se eleger prefeito da Capital em outubro, uma vez que, para eles, a disputa se dará em dois turnos.

A presença do vice-governador Felipe Camarão e da deputada-presidente Iracema Vale na reunião de ontem foi vista por alguns observadores como algo fora do normal. Mas a parlamentar, que é linha de frente na base governista, costuma participar dessas reuniões, e marca presença de todos os encontros de articulação. Quanto ao vice-governador, vale lembrar que no início da pré-campanha que ele foi designado para a função de articulador político da candidatura do depurado socialista. Não houve, portanto, qualquer novidade nas duas presenças na reunião de ontem na residência do deputado Antônio Pereira, que faz política da Região Tocantina, tendo como base Imperatriz.

O que ficou no seio da aliança partidária é que o projeto está de pé e que o momento é preparar as forças para a grande disputa de outubro. Afinal, não é novidade para ninguém que o sucesso ou o fracasso do confronto político e eleitoral de 2026 vai depender do resultado que sairá das urnas neste ano.

Por Ribamar Corrêa 

Postar um comentário

0 Comentários