SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta terça-feira (7) a escolha da promotora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ela ingressa na vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público do Maranhão (MPMA).
Com 21 votos, ela foi a segunda mais votada na lista tríplice formada no dia 24 de abril e da qual faziam parte, ainda, a procuradora de Justiça Maria Luiza Martins (22 votos) e o também promotor Pablo Bogéa (20 votos).
“Nomeei Maria da Graça Amorim como desembargadora do @tjmaoficial , primeira mulher a entrar para a corte pelo quinto constitucional, que envolve indicação da OAB e MPMA. A escolha reforça nosso compromisso com a inclusão feminina em posições de destaque em nosso estado”, destacou Brandão.
Perfil - Graça é viúva de Leomar Amorim, que foi desembargador federal do TRF-1, de 2004 a 2014, e tem quatro filhos: Guilherme (juiz de Direito do TJMA), Gustavo Amorim (desembargador Federal do TRF-1), Gabriel Amorim e Geovanne Amorim, ambos advogados.
Natural de São Luís, é formada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e promotora há 32 anos, tendo entrado no MP em maio de 1992. Na votação interna para escolha da lista sêxtupla para o Quinto Xonstitucional do TJMA, foi indicada por unanimidade.