ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA

Publicidade

Neto Evangelista fala pela liderança do governo na Assembléia Legislativa e rebate acusações

Os embates de ontem no plenário da Assembleia Legislativa confirmaram fissuras na base parlamentar governista. Foi inesperada e surpreendente a reação do novo líder do Governo, deputado Neto Evangelista (UB), ao discurso do deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que na terça-feira reclamara de mudanças no hospital regional de Lago da Pedra, com a demissão de aliados e a nomeação de “bolsonaristas” supostamente indicados pela deputada evangélica Mical Damasceno (PSD) e pela prefeita Maura Jorge (sem partido), ambas de direita. Na sua estreia como líder do Governo, Neto Evangelista poderia feito um discurso conciliador, mas ele preferiu partir para o enfrentamento criticando a reclamação de Rodrigo Lago e afagando a deputada Mical Damasceno, que no estado é alinhada ao governador Carlos Brandão (PSB), mas no plano nacional é bolsonarista e faz oposição agressiva ao presidente Lula da Silva (PT) e seu Governo.l

O líder do Governo iniciou seu discurso em tom ameno, chamando a atenção para o fato de que uma base tão ampla e heterogênea está sujeita a esse tipo de problema. Mas lembrou de presidentes e governadores que para garantir a governabilidade tiveram que fazer concessões a segmentos oposicionistas. Evocou, por exemplo, o governador Flávio Dino (PSB), que governou com um amplo mosaico partidário, acomodando na administração representes da esquerda e da direita. E assim justificou relação do governador Carlos Brandão com representantes das mais diversas correntes políticas e vieses ideológicos.

Na sequência, criticou a fala do deputado Rodrigo Lago, destacando algumas declarações e afirmando que algumas delas não se sustentavam. Defendeu enfaticamente a deputada Mical Damasceno, congratulando-se com ela pelas posições políticas e ideológicas, como se ela tivesse sido vítima de uma agressão. Em relação às mudanças de comando no hospital regional de Lago da Pedra, exibiu uma série de fotos da nova diretora com Flávio Dino, Lula da Silva e Carlos Brandão, alegando que a acusação de bolsonarismo não faz sentido. Além disso, afirmou que com a mudança o hospital melhorou a qualidade dos serviços que presta. O líder rebateu também declaração do deputado Othelino Neto sobre suposto fechamento de restaurantes populares, afirmando não ser verdade, ao contrário, já são mais de 160 funcionando e estando programada a inauguração de mais quatro unidades ainda neste mês.  

Os deputados Rodrigo Lago, Othelino Neto (PCdoB) e Carlos Lula (PSB), que formam o núcleo da corrente dinista na base do Governo Brandão, reagiram ao discurso do novo líder governista. Em apartes, os três rebateram a fala, deixando claro que apoiam o Governo, mas que vão se manifestar criticamente sempre que julgarem necessário. Por seu turno, o líder não tentou contemporizar, passando a impressão de que vai se posicionar sempre que houver “críticas injustas” ao Governo. Neto Evangelista fez alguns afagos nos deputados dinistas, mas deixou claro que vai defender o Governo como líder, respondendo à altura, independentemente de quem for o autor do ataque.

O embate de ontem no plenário do parlamento mostrou que, por ser gigantesca a base governista, com pelo menos 90% dos 42 deputados alinhados ao Governo, a tarefa do líder é extremamente complexa e sensível, mostrando que muitas vezes as trocas de farpas evoluem para embates duros e tensos. A expectativa inicial era a de que os confrontos se dariam por contas das eleições municipais, mas o que está acontecendo, pelo menos até aqui, é que estão vindo à tona as diferenças profundas quanto à linha de ação do Governo. E pelo que está previsto, esses grupos, que começam a ganhar rosto, vão continuar se estranhando, alimentando um clima de tensão já instalado no plenário da Assembleia Legislativa.

Conhecedor de todas as tendências agrupadas na sua base de sustentação, o governador Carlos Brandão, político experiente, se movimenta buscando fortalecer a governabilidade, sabendo que pode enfrentar dissonâncias em vozes aliadas. Com o seu discurso de estreia como líder do Governo no parlamento estadual, o deputado Neto Evangelista, que foi preparado para a tribuna, passou um recado direto e sem meias palavras: o Governo vai rebater todas as investidas contra ele que considerar injustas. Fora e dentro da base.  

Postar um comentário

0 Comentários