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Governo do Maranhão abre mais de 300 vagas de acesso aos IEMAs e fortalece compromisso pela alfabetização na idade certa

O Governo do Maranhão lançou três editais direcionados à educação e deu posse aos membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Os atos foram realizados nesta segunda-feira (4), durante solenidade no Palácio dos Leões.

O governador Carlos Brandão ressaltou os investimentos realizados pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para dar mais oportunidades aos jovens.

Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso, destacou que o comitê vai interagir com os municípios para garantir que a alfabetização de crianças ocorra na idade correta.

“O Comitê Estratégico visa acompanhar junto às escolas municipais e às secretarias municipais de Educação a alfabetização das crianças em idade escolar, para que todas saiam alfabetizadas do 2º ano do Ensino Fundamental com as habilidades de leitura e de interpretação de textos adequadas. Assim elas poderão avançar na educação e desenvolver outras competências e habilidades”, frisou Anderson Lindoso.

Entre os membros que tomaram posse no Comitê Estratégico Estadual está João Paulo Lima, que definiu a união de esforços pela educação como um ato renovador de esperança.

“Estou muito feliz com a posse no Comitê e tenho grandes expectativas para a construção de uma política pública colaborativa em prol da alfabetização de todas as crianças. Em âmbito estadual esse comitê tem como função coordenar as ações que a Seduc, a Undime e outras instituições que colaboram com o Pacto pela Aprendizagem vão desenvolver em 2024 e nos anos subsequente”, informou.

Sobre o CNCA

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças.

A meta é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas no tempo adequado, ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, e promover a recomposição das aprendizagens para crianças do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental afetadas pela pandemia.

Fonte:

Blog Pedro Jorge 

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