O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve cumprir agenda política no Maranhão ainda no primeiro semestre de 2024. O objetivo é impulsionar candidaturas a prefeito do PT e reverter o pior resultado em pleitos municipais da história do partido, registrado em 2020, quando a sigla elegeu o menor número de prefeitos em quase 43 anos de fundação, nenhum deles em capital.
Segundo informação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, Lula visitará não só o Maranhão, mas todos os 26 estados. Nas viagens, o presidente inaugurará obras, liberará recursos para programas sociais, dente outras ações, tudo com o intuito de turbinar projetos políticos de petistas nos municípios.
O anúncio das viagens presidenciais já gera expectativa em pré-candidatos do PT e seus respectivos aliados que ambicionam ascender ao poder em suas cidades. Todos vêem as chances de vitória nas urnas aumentarem com a presença do maior de todos os cabos eleitorais em seus palanques.
Por outro lado, a agenda também já começa a ser alvo de críticas, antes mesmo de acontecer, pois as viagens de Lula para participar dos atos políticos travestidos de compromissos de governo serão bancadas com dinheiro público.