ASSEMBLEIA

ASSEMBLEIA

Publicidade

Brasileira de 20 anos combate no Oriente Médio pelo exército de Israel

 A brasileira Carolina Mendes, de 20 anos, nasceu no Ceará e foi morar em Israel aos 14 anos para estudar. Carol é soldado do exército israelense e não tem pretensão de voltar ao Brasil. A jovem atua na equipe de resgate e estava de folga no dia do ataque do Hamas a Israel, na base militar na Faixa de Gaza.

No país, o alistamento é obrigatório também para mulheres a partir dos 18 anos. Carol também já morou em São Paulo e está em Israel desde a adolescência. Ao se alistar para o serviço militar obrigatório, ela conseguiu a cidadania israelense.

A brasileira Carol Mendes, de 20 anos, defende o exército israelense como combatente — Foto: Arquivo pessoal

"Terminando o 3º ano, ela tinha a opção de voltar ou não (para o Brasil). Mas como ela já tinha duas irmãs lá, a Bianca e a Renata, ela resolveu ficar. Ela se alistou ao Exército, ela já está há quase dois anos no Exército", diz a mãe da militar, Izabel Mendes.

Izabel conta que a filha criou um grupo de WhatsApp para manter contato com a família e se comunica sempre que pode. "Em todo contato eu sempre digo eu te amo, é importante sempre dizer que amo", conta a mãe.

"A gente brinca que a Carol testa o nosso coração o tempo inteiro. Ela podia servir cafezinho ou fazer qualquer serviço burocrático, mas ela não quis. Ela quis ser uma soldado e foi treinar para isso. Ela faz parte da equipe de resgate. Ela é chamada em qualquer terremoto muito grave, ela é chamada para fazer o resgate de vítimas debaixo de escombros", relata Izabel.

Desde o início do conflito, Carolina tem se deslocado para outras bases militares. Izabel repassa as mensagens de que a filha se mostra bastante segura e determinada em defender o país. "Ela foi escolher ajudar, ela foi escolher estar na frente", partilha a mãe de Carolina em mensagem de áudio.

O pai de Carol, Alessandro Barreto, afirma que admira a militar pela bravura: "Nem eu teria essa coragem".

Filha de pai brasileiro e mãe israelense, Carol Mendes mora em Israel desde os 15 anos. — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

O que aconteceu até agora?

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.

  • Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
  • Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação e bloqueou as fronteiras da Faixa de Gaza, impedindo a entrada de alimentos, eletricidade, água e combustível.

  • "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.
  • "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."
  • Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
  • O ministro da Defesa, Yoav Gallant, declarou na segunda-feira (9) que Gaza “não receberia eletricidade, nem alimentos, nem água, nem combustível”. As fronteiras da Faixa de Gaza foram bloqueadas.

▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã de quarta-feira, que mais de 2.700 pessoas morreram. A ONU estima que mais de 338 mil pessoas foram deslocadas em Gaza desde sábado (7).

 

A brasileira Carol Mendes em visita ao Mar Morto em maio de 2022 — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

  • Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².
  • Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza  (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
  • Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

Publicidade

Clinica maziero em Macajuba


 

0
0
0
0
1
0

POSTAR UM COMENTÁRIO

0 Comentários


Postar um comentário

0 Comentários