O ministro do Esporte, André Fufuca marcou presença na cerimônia de abertura do COB Expo 2023, na manhã desta segunda-feira (25/9), em São Paulo. A feira é um dos maiores encontros do esporte no país. Serão várias ativações que contarão com a participação de diversos agentes que participam da construção do setor no país.
O evento tem a confirmação de ao menos 39 confederações e autoridades, nas mais diferentes áreas de atuação. Na estrutura, arenas foram montadas para mostrar na prática a evolução das modalidades após os grandes resultados nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, e já apontar os novos desafios para Paris 2024.
André Fufuca ressaltou que um evento desse porte mostra a seriedade dos envolvidos com o esporte no país. Na visão do ministro, são diversas pessoas trabalhando na construção de um legado esportivo para o país. O MEsp é um desses agentes e se coloca à disposição dos atletas, comitês, das confederações para a construção de um legado olímpico que seja permanente e visível em todas as competições de que o país participar.
“Eu fiz questão de vir aqui hoje para demonstrar que o Ministério do Esporte está aberto para o esporte brasileiro. Nós aqui não iremos de forma nenhuma administrar, conduzir ou gerir de portas fechadas, em uma sala. Nós queremos gerir com vocês, queremos que vocês façam parte integral do Ministério do Esporte, do seu país, do Brasil. Não iremos tratar ninguém com diferenciação, preconceito ou subestimação."
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, fez questão de parabenizar o ministro, e desejou boa sorte no comando da pasta. Além disso, ele destacou a importância desse evento para unir todos os assuntos possíveis no mundo do esporte.
"Teremos uma semana inesquecível. Desejo de verdade que esse evento possa criar conexões e despertar ainda mais o interesse pelo esporte e toda uma cadeia, e também fortalecer o movimento olímpico brasileiro", disse.
Após a fala do presidente do COB, foi chamado ao palco para uma palestra inspiradora o grande ícone da narração esportiva Galvão Bueno, que contou sua experiência na narração em Olimpíadas desde 1984, em Los Angeles.
Fufuca fez um tour pela COB Expo para conhecer os stands das 39 confederações e de outras iniciativas inovadores para o mundo do esporte.
Serão cinco dias de muitas atividades, clínicas esportivas, competições em diversas modalidades, cursos e oportunidades de negócios. A feira traz ainda um cronograma diverso do universo esportivo. Essa é a primeira iniciativa do movimento olímpico que une em um mesmo espaço, gestores, atletas, ex-atletas, indústria, praticantes e fãs do esporte, impulsionando todas as modalidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - MEsp