Na noite do ultimo sábado (2), o governador Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa Brandão, visitaram o stand de produtores da ‘tiquira’ de Santana do Maranhão, na capital São Luís, que iniciou na noite da quinta-feira, 31, no Multicenter Sebrae.
O casal foi recebido pelo secretário municipal de administração e finanças de Santana do Maranhão Marcos Fabrício, pelo agente de desenvolvimento da sala do empreendedor, Davi Alves, assessor jurídico da prefeitura Getúlio Durans e produtores de tiquira do município. Para o governador, a visita foi uma forma de conhecer o produto e prestigiar o trabalho realizado no processamento da ‘tiquira magu’, e valorizar os produtores que contribuem com a economia do estado , comercializando os seus produtos e também divulgando a cultura que culminará no fortalecimento do turismo local.
O Festival segui até sábado, 2, e foi é uma oportunidade única para os apreciadores das bebidas experimentarem diferentes combinações. Além disso, é um espaço para empresas, produtores, fornecedores de equipamentos, insumos e serviços realizarem negócios.
No encerramento do festival, a Tiquira se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense em um ato assinado pelo governador Carlos Brandão. O reconhecimento do produto ‘tiquira’ , é sem duvida essencial não só para as marcas de cachaça, mas também para quem produz Tiquira e a agricultura como um todo, já que a nossa Tiquira é feita da mandioca.
Portanto, o Festival Maranhense da Cachaça proporcionou muitos sabores e cultura a quem foi contemplar este que é considerado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça no Norte e Nordeste. No total, 80 expositores apresentaram seus produtos a um público estimado em 30 mil pessoas. Além das cachaças, o evento contou com a exposição de produtos artesanais, como lingüiças, farinhas, geléias e pães.