A fábrica da Toyota em Sorocaba, São Paulo, receberá aporte para a linha de produção do Corolla Cross. 800 novos empregos devem ser gerados
A multinacional japonesa Toyota e a Prefeitura de Sorocaba, no estado de São Paulo, assinaram um protocolo de intenções no dia 14 (sexta-feira), referente ao investimento de R$ 1 bilhão na fábrica da empresa no município, localizado no interior do estado. O investimento da fabricante de automóveis será destinado à modernização da linha de produção para o Corolla Cross, nova aposta da montadora. A estimativa da empresa e da prefeitura da cidade é que 800 novos empregos sejam criados, sendo 200 diretos e 600 indiretos. Veja ainda: R$ 14,7 bilhões e 10 mil empregos devem ser gerados durante as obras de nova fábrica da Suzano, no estado do Mato Grosso
Assinatura do contrato entre a Toyota e representantes do município
A assinatura do protocolo de intenções aconteceu em uma cerimônia no Paço Municipal durante a manhã de sexta. A solenidade foi feita após uma reunião de representantes da Toyota, entre eles o presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, o prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais de Sorocaba, em São Paulo.
Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, afirma que a empresa estuda o plano de aportes no Brasil, porém ele evitou dar detalhes sobre os próximos passos da multinacional japonesa na cidade. Segundo Rafael, é um momento difícil devido à pandemia, mas visa o médio e longo prazo. O presidente da Toyota no Brasil ainda ressalta que acredita no potencial do mercado brasileiro, na possibilidade de exportação, e ainda cita que a conversa com o prefeito foi sobre a previsibilidade que esperam ter para o futuro, pois os investimentos são feitos para quatro a cinco anos.
O CEO da Toyota Brasil ainda comentou, durante a reunião, com o prefeito de Sorocaba, sobre questões de isonomia tributária de São Paulo e acúmulo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Rafael diz que o estado de São Paulo deveria ter o mesmo nível de impostos de outros estados, que às vezes tem incentivos para outras marcas, e eles, como montadora, fazem o seu dever de casa reduzindo os custos, exportando mais e localizando mais as peças que usam na produção.
Criação de empregos na cidade do interior de São Paulo
A expectativa é de que sejam gerados 800 empregos na cidade do interior de São Paulo, sendo 200 empregos de forma direta, contratados pela Toyota, e outros 600 de forma indireta, das empresas fornecedoras de equipamentos para a produção do novo modelo, o Corolla Cross. O prefeito do município de Sorocaba ainda diz que, na reunião, a Toyota informou que deve investir na produção de novos modelos daqui a dois anos em Sorocaba, gerando ainda mais emprego e prosperidade para a região.
Rodrigo Manga diz ainda que, além dos empregos diretos, as pessoas vão consumir na cidade, o que gira a cadeia e traz prosperidade. Com o avanço da vacinação, a prioridade do município é o desenvolvimento econômico e tal confiança da indústria na cidade tem motivado uma arrecadação maior para o município.
Nova linha de produção da Toyota em Sorocaba, no estado de São Paulo
O Corolla Cross é o primeiro carro híbrido flex do mundo com tecnologia desenvolvida no Brasil, onde é possível abastecer com combustíveis e utilizar a energia elétrica. Rafael Chang diz que existe a vantagem de não precisar de uma tomada, por se tratar de um veículo autorecarregável, além de utilizar etanol, combustível limpo e produzido no Brasil.
O utilitário-esportivo (SUV) será exportado para 22 países da América Latina e Caribe. Com o crescimento estimado em 30% na produção neste ano de 2021, comparado ao ano passado, o grupo Toyota estima encerrar 2021 com 170 mil unidades produzidas. Destas, quase 30% deverão chegar aos outros mercados da região latino-americana.