O sistema de saúde encontra-se colapsado há mais de 20 dias com lotação máxima no CTC e na UPA. A pedido do MP, a prefeitura editou um novo decreto na última sexta-feira(21) com medidas mais rígidas.
O município de Barra do Corda registrou nas últimas 72h mais de 100 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. É o que aponta os últimos quatro boletins epidemiológicos da secretaria municipal de saúde(entre segunda-feira e hoje quinta-feira(27).
São exatos 101 novos casos contabilizados da seguinte forma;
Segunda-feira, 24 de maio: 26 casos
Terça-feira, 25 de maio: 30 casos
Quarta-feira, 26 de maio: 21 casos
Quinta-feira, 27 de maio: 24 casos
Total de casos nas últimas 72h: 101 novos casos.
Além do altíssimo número de infectados, chama atenção para a quantidade de pacientes internados no Centro de Tratamento para Covid(CTC) e na Unidade de Pronto Atendimento(UPA), sendo que todos os leitos estão lotados.
O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, encontra-se infectado e internado na cidade de São Paulo desde o dia 17 de maio.
Percebendo o agravamento da pandemia em Barra do Corda e região, o Ministério Público emitiu Recomendação na última semana solicitando da prefeitura um novo Decreto com medidas mais rígidas para conter o avanço do vírus.
Segundo o promotor de justiça, Guaracy Martins Figueiredo, boa parte da população de Barra do Corda não obedece as medidas impostas pelos órgãos sanitários, o que levou, o prefeito Rigo Teles, endurecer as medidas em um novo Decreto.
A secretaria de saúde estuda uma nova medida para conter o avanço do vírus em Barra do Corda, dessa vez, a possibilidade de exigir teste para covid realizado nas últimas 48h por parte de passageiros que venham desembarcar na rodoviária e agencias de ônibus/transporte de passageiros oriundos de outros estados e cidades maranhenses.