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INCRÍVEL - Gráfica que fez marquetagem da campanha de Dilma matou 52 milhões com apenas 3 impressoras

Somadas, gráficas que levaram R$ 52 milhões da campanha de Dilma tinham apenas 3 impressoras



Há todo um grupo de empresas que só fazem fortuna a cada dois anos, justo em período eleitoral. Oferecem elas serviços de interesse dos milhares de candidatos, como jovens que entregam panfletos e seguram bandeiras, carros com equipamento de som para veiculação de jingles, montagem de palanques, enfim… Todo um circo que demanda uma mão de obra pesada, além de uma logística complexa, graças aos muitos compromissos de última hora que os políticos assumem.


Gráficas, no entanto, trabalham o ano todo. Algumas, em modo 24 horas, sete dias por semana. Por isso, há tanta desconfiança de que a campanha de Dilma Rousseff em 2014 tenha usado três empresas do ramo para lavar propina oriunda do Petrolão. Contudo, uma vez somadas, Focal, Rede Seg e VTPB possuíam apenas três impressoras.


A primeira, empresa de Carlos Cortegoso, famoso por ter atendido Lula quando trabalhava de garçom em São Bernardo do Campo, possuía duas máquinas. A segunda tinha só uma, além de uma guilhotina de papel. A terceira, conforme relatado na matéria da IstoÉ, é “muito engraçada, não tem impressora, não tem nada. Nem scanner, sequer máquina de xerox“.


Juntas, movimentaram R$ 52 milhões na campanha que reelegeu Dilma Rousseff. Mas, com essa estrutura, estavam com dificuldades para comprovar ao TSE os serviços prestados.


Sorte dos envolvidos que Gilmar Mendes ignorou não só estes detalhes, mas todo um leque de provas apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral, para, num voto de minerva, absolver a chapa composta por Dilma e Michel Temer.