Após os 10 meses do primeiro ano de mandato, prefeitos de todo país, se articulam fazendo romaria a Brasília. Quanto a crise financeira enfrentada pelos Municípios de todo o Brasil, a qual tem se agravado ao logo dos anos por conta do acúmulo de dívidas e de responsabilidades, muitos deles com baixíssimas arrecadações, como também do empobrecimento populacional.
Novas caravanas de gestores municipais, tem se direcionado à Capital Federal, estão previstas para esta semana, e elas devem se reunir na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O movimento de protesto, que tem crescido entre os prefeitos brasileiros, é pela liberação de novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) para ajudar a fechar as contas.
Se a verba não sair, os gestores serão obrigados a adotar medidas extremas para garantir o pagamento do 13º aos servidores efetivos e para cumprir a Lei 101/2000 de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma dessas soluções seria a demissão provisória de ocupantes de cargos comissionados e prestadores de serviço.
,