Localizado na Rua Barão de Grajaú, no bairro Jardim Eldorado, na capital maranhense, o hospital contará com 44 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade contará com três centros cirúrgicos com capacidade inicial para 400 cirurgias. A obra está sendo coordenada pelas Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Infraestrutura (Sinfra). O investimento é de mais de R$ 1,5 milhão.
O HTO vai oferecer assistência especializada e atendimento de alta complexidade, com equipamentos modernos e médicos especialistas. O hospital disponibilizará, ainda, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional. O hospital também contará com programas de residência médica.
“O primeiro hospital ortopédico do Maranhão está destinado a agilizar o atendimento aos pacientes de alta complexidade, encaminhados pelas unidades de todo estado, principalmente, do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, que recebe a maior demanda de pacientes de traumatologia e ortopedia do Maranhão”, explica o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
A equipe médica da unidade será formada por mais de 40 ortopedistas com especialidades em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria. Também estão previstos pareceres de cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral, assim como serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão também será referência em ortopedia pediátrica, crianças com deformidades ou doenças ortopédicas terão atendimento prioritário. “Nossas crianças não recebem o tratamento com a agilidade devida, por isso o HTO surge com esta prioridade. Cuidar das crianças, garantir o melhor desenvolvimento delas”, disse o médico ortopedista e diretor da unidade, Newton Gripp.
Para garantir o cumprimento do cronograma da obra, a gestão estadual tem acompanhado o andamento dos serviços. Somente este mês, já foram realizadas duas vistorias, sendo uma delas com a presença do governador. O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, que acompanhou as visitas, ressaltou o caráter prioritário que a gestão realizada pelo governador Flávio Dino tem dado a obras como essa.
O Presidente da FAMEM Cleomar Tema destaca a suma importância desse hospital, um centro de atendimento ortopédica e traumatologia, para o tratamento especializado para todos os cidadãos maranhenses.